cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Desejem-me boa sorte... VGN-SZ61MN/B

pefarin
Explorador

Desejem-me boa sorte... VGN-SZ61MN/B

Olá a todos e parabéns à organização pelo fórum!

Sendo esta a minha primeira mensagem neste fórum, gostaria de partilhar com os outros utilizadores a minha experiência com o serviço de assistência da Vaio em Portugal:

Ontem, Domingo, enquanto trabalhava no Vaio, reparei que este deixou de responder aos inputs, nomeadamente cliques do rato, teclado, etc. Reiniciei-o e fiquei surpreendido a ver a seguinte mensagem:

SMART Failure predicted on Hard Disk 2: ST91208220AS-(S1)
WARNING: Immediately back-up your data and replace your hard disk drive. A failure may be imminent.
Press F1 to continue.

Obviamente trata-se de uma falha de disco rígido, ao que, através do e-support da Vaio abri um novo caso e descrevi a situação. Como o site está em inglês, escrevi em inglês...

Foi me dado um "Case number", mas ainda assim hoje entrei em contacto com a Vaio Link de Portugal e relatei novamente o problema, dando o case number da e-support.

Segundo eles, a DHL vai passar cá em casa entre hoje e quarta para levantar o portátil. Descreveram-me o procedimento normal: Colocar o portátil na caixa da DHL, sem bateria nem carregador. Até aqui tudo bem, se eu não estiver em casa, a DHL deixa um documento com o número de telefone para onde os devo contactar.

De qualquer das formas, algumas coisas me preocupam:
Tenho o computador a fazer dual-boot com Windows XP e OpenSuSE 11, por motivos profissionais.

- Segundo consta, algumas marcas, que não as vou mencionar aqui, (mas se alguém quiser saber, posso dizer quais são por PM), estão a invalidar a garantia dos portáteis, quando os utilizadores instalam outro sistema que não Microsoft. Tudo bem que as marcas não têm que prestar assistência ao software, mas uma coisa é software, outra é hardware. Será que a Sony adopta a mesma política? Acho absurdo, mas prefiro fazer perguntas estúpidas que depois me dar mal...

- Em relação aos dados pessoais: o computador não arranca, e quando o faz, demora imenso, o que impossibilita-me de fazer backups "decentes". Por isso mesmo, utilizei um Live CD baseado em Linux, para fazer os backups para o meu outro portátil. Mesmo assim, o disco funciona muito lentamente, mas uma vez que não está a funcionar muito bem, compreende-se.

- A Sony diz que não se responsabiliza pelos dados pessoais do utilizador. Compreendo perfeitamente, ainda para mais, neste caso, o disco não está a funcionar bem, e o disco não é da marca Sony (Seagate). A única dúvida que me persiste é que eu tenho muita informação sensível, tal como passwords de acesso ao e-banking, entre outros, enste disco. Deverei apagar as partições do disco ou convém mesmo fazer um "wipe" ao mesmo? Não sei até que ponto a Sony garante a confidencialidade dos dados que tenho no disco...

- Um utilizador escreveu (acho que neste fórum) que o portátil ao vir do estrangeiro veio com riscos. Neste caso, convém tirar fotografias ao portátil antes deste ser expedido, certo?


Se alguém me puder dar umas ideias de como proceder neste caso, agradecia, uma vez que apesar da Sony para mim ser uma das melhores marcas com assistência ao cliente (falo por exemplo, da SCEE: com a PSP foram impecáveis) e a qualidade dos produtos justifica a 100% a diferença do custo para as outras marcas "low-cost". Até agora tive 0% problemas com o Vaio, tirando este, obviamente. O mesmo não posso dizer do "não-Sony" que estou a utilizar agora, que foi cerca de 5 vezes para reparação em 4 anos e o custo fora da garantia justificava quase o custo de um Vaio topo-de-gama da altura... :slight_frown:

Assim que chegar a DHL ou alguém entrar em contacto comigo voltarei a escrever aqui para partilhar a minha experiência.

Obrigado a quem puder contribuir e peço desculpas pelo "testamento" acima, mas procurei ser o mais detalhado possível...

12 RESPOSTAS 12
profile.country.pt_PT.title
luisarn
Explorador


De qualquer das formas, algumas coisas me preocupam:
Tenho o computador a fazer dual-boot com Windows XP e OpenSuSE 11, por motivos profissionais.

- Segundo consta, algumas marcas, que não as vou mencionar aqui, (mas se alguém quiser saber, posso dizer quais são por PM), estão a invalidar a garantia dos portáteis, quando os utilizadores instalam outro sistema que não Microsoft. Tudo bem que as marcas não têm que prestar assistência ao software, mas uma coisa é software, outra é hardware. Será que a Sony adopta a mesma política? Acho absurdo, mas prefiro fazer perguntas estúpidas que depois me dar mal...


A instalação dos outros sistemas operativos não invalida a garantia.


- Em relação aos dados pessoais: o computador não arranca, e quando o faz, demora imenso, o que impossibilita-me de fazer backups "decentes". Por isso mesmo, utilizei um Live CD baseado em Linux, para fazer os backups para o meu outro portátil. Mesmo assim, o disco funciona muito lentamente, mas uma vez que não está a funcionar muito bem, compreende-se.

- A Sony diz que não se responsabiliza pelos dados pessoais do utilizador. Compreendo perfeitamente, ainda para mais, neste caso, o disco não está a funcionar bem, e o disco não é da marca Sony (Seagate). A única dúvida que me persiste é que eu tenho muita informação sensível, tal como passwords de acesso ao e-banking, entre outros, enste disco. Deverei apagar as partições do disco ou convém mesmo fazer um "wipe" ao mesmo? Não sei até que ponto a Sony garante a confidencialidade dos dados que tenho no disco...


Por motivos de segurança, deve sempre apagar dados sensíveis através de programas para esse efeito. Nota que apagar normalmente no Windows apenas apaga o apontador para a localização do ficheiro no disco. Se não gravou nada por cima dessa secção, a informação pode ser recuperada.
Em princípio se for problemas de disco a Sony irá substituir o mesmo e colocar tudo como vinha de fábrica, isto é, com o sistema operativo original.


- Um utilizador escreveu (acho que neste fórum) que o portátil ao vir do estrangeiro veio com riscos. Neste caso, convém tirar fotografias ao portátil antes deste ser expedido, certo?


Sim, tira fotografias porque podemos ter azares no transporte.

pefarin
Explorador

Chegou hoje a DHL para recolher o portátil. Já tinham vindo ontem mas ainda não tinha feito os meus backups nem tirado fotografias detalhadas. De qualquer das formas, julguei que a caixa onde se coloca o portátil me inspirasse mais confiança, mas o que interessa é que vá protegido.
Pelo menos, o que me deu a entender, aquilo basicamente serve para o portátil não ir aos "saltos" por aí...
O portátil vai com o plástico transparente a fixá-lo ao resto da caixa e a parte de baixo em cartão em contacto com as borrachas impede que ele escorregue.
Foi o estafeta que o colocou lá dentro. Deixou-me um autocolante enorme com os dados do "pacote" e umas "instrucções de embalagem e entrega para o transporte em segurança". Esqueceu-se foi de colocar o cartão por cima do portátil (a última parte da caixa) porque já tinha fechado o envelope. Espero que não hajam problemas por causa disso...

pefarin
Explorador

Passei por cá só para fazer um comentário.

O serviço da DHL é simplesmente impressionante!

Vieram cá buscar o computador ontem às 12:34 e já está em Frankfurt desde as 11:49!

Liguei para a Vaio Link, ao que me disseram que o computador acabou de chegar às instalações do centro de reparações. De acordo com eles, mal tenham novidades telefonam.

Vamos a ver se vou ficar igualmente impressionado pelo serviço da Sony... A ver vamos...

guardianofdarkness
Visitante

Passei por cá só para fazer um comentário.

O serviço da DHL é simplesmente impressionante!




o serviço da DHL é mesmo uma merda! a primeira vez que o meu computador foi para a garantia partiram-me o botão eject da pcmcia durante a viagem e como não tinha tirado fotografias antes de porem na caixa, não pude provar que tinham sido eles a parti-lo e tive que pagar um balúrdio pelo arranjo disso!

por isso: REZA!

pefarin
Explorador


o serviço da DHL é mesmo uma merda! a primeira vez que o meu computador foi para a garantia partiram-me o botão eject da pcmcia durante a viagem e como não tinha tirado fotografias antes de porem na caixa, não pude provar que tinham sido eles a parti-lo e tive que pagar um balúrdio pelo arranjo disso!

por isso: REZA!

Mesmo por isso é que me precavi. O portátil custou-me €1499, mais coisa, menos coisa. Lá rápidos eles são. Se eventualmente me aparecer alguma coisa partida, garanto-te que o portátil vai para trás. Vamos a ver o que é que isto vai dar.
Mas já agora, o que te garante que não foi na Sony que te partiram o teclado? (Não quero apontar dedos a ninguém).

Agora liguei para a Vaio-Link para saber como está o portátil. Disseram-me que tiveram que encomendar um novo disco rígido. Ainda está no prazo dos 5 dias úteis...

pefarin
Explorador

Trago novidades...

Ao ligar ontem para a Vaio-Link, disseram-me que a previsão para o disco de substituição chegar até ao centro de reparações é dia 1 de Dezembro... Obviamente achei um bocado exagerado... mais de 15 dias à espera dum disco rígido?... :S

O que é bom e acho que traz alguma reputação para a marca é que prontificaram-se a me compensar pelo atrazo (sinceramente fiquei surpreendido pela positiva), neste caso com 2 meses de garantia extra. Até gostei do acto em si, mas no meu caso como pedi a garantia extra do revendedor, não me fazia muito sentido...

De qualquer das formas, perguntaram-me de que forma é que a Sony me podia compensar, ao que sugeri que se houvesse algum disco de capacidade superior em stock no centro de reparações, preferia pagar a diferença do preço, ao invés de esperar ainda mais (de) duas semanas. O operador disse-me que ia passar a sugestão aos superiores e eu que aguardasse um contacto por parte deles ainda hoje (sexta)...

Penso (espero) que a diferença do preço não seja assim tão grande, mas já agora, tomando em consideração alguns preços que vi na net:

O meu disco antigo Seagate ST91208220AS: €52.36, que por acaso está descontinuado...
http://www.span.com/catalog/product_info.php?cPath=23_512_626&products_id=8275

250GB Seagate ST9250827AS: €74.41
http://www.span.com/catalog/product_info.php?cPath=23_512_629&products_id=16739

E já agora, porque não, um Seagate de 7200RPM, de 320GB, modelo ST9320421AS custa uns incríveis €88.19 :slight_smile:
http://www.span.com/catalog/product_info.php?cPath=23_512_630&products_id=22072

Claro que estes preços são apenas preços de referência, não me vou guiar estritamente por estes, mas pelo menos ajudam a saber se me vão pedir dinheiro a mais por um disco de capacidade superior. Isto, claro, se aceitarem me "compensar" dessa forma pelo atrazo...

Uma coisa que não deixei de reparar é que apenas o meu antigo é hibrido, os outros não. Mas pela minha experiência a história de ser híbrido ou não, não passa dum folclore que as marcas fazem para vender mais. O Vista é lento e sempre será...

[EDIT]: Aproveitei para ver outros modelos, passe-se a publicidade à www.span.com:
Western Digital WD5000BEVT 500GB 5200RPM: €129.52
http://www.span.com/catalog/product_info.php?cPath=23_512_632&products_id=22679

Os custos de entrega da span vão desde €10.55 a €70.36 (DHL)...

pefarin
Explorador

O que parecia impossível, afinal, é possível...

Há dias liguei para a Vaio Link e disseram-me que afinal o disco chegava dia 24(hoje).
Apesar disso, ligaram-me hoje da Vaio Link a informar que em princípio só vai chegar mesmo dia 1 de Dezembro...
É incrível como uma "peça" (é assim que a chamam) leva mais de 3 semanas a chegar a um centro de reparações, enquanto que qualquer loja de informática tem discos aos pontapés para vender. Será que vem dos Estados Unidos? Ainda assim, já encomendei coisas de lá e levaram 2 semanas a chegarem cá...

Obviamente fiquei bastante zangado e manifestei isso ao operador.

Ao perguntar pelo estado da minha proposta, como eu já estava à espera, este disse-me que não era possível...

Com esta resposta perguntei se foi por burocracia ou se foi por limitações do hardware do computador. O operador disse que a única indicação que tinha era que não era possível. Tradução: "Burocracia" - O portátil obviamente suporta discos de maior capacidade.

Isto levou-me a chamar o operador à atenção para algo:
- A Sony podia ter fidelizado um cliente. Ao pagar a diferença para um disco com capacidade superior, eu ficava mais bem servido: para além de ter um disco maior, tinha o portátil em menos tempo.
Note-se que aqui a prioridade não é ter um disco com maior capacidade, mas sim, minimizar o tempo em que fico sem o computador.

Como compensação, o operador ofereceu-me (novamente) 2 meses de garantia extra. Mas já tinha dito várias vezes em chamadas anteriores que isso não me servia de nada, já que tinha garantia extra do revendedor...
Já agora, fico curioso acerca dessa oferta, se eu a tivesse aceite: apartir dos 2 anos tenho direito a 1 mês + 2 meses ou esses 2 meses já incluem a garantia extra por lei (tempo que fico sem o computador)?

Resumindo e concluindo, 3 semanas sem computador + uma semana para receberem o disco, mais "5 dias úteis" para o colocarem lá dentro... Se fosse uma motherboard quanto tempo seria? 6 meses para fabricar no Japão????

Realmente uma pessoa compra Sony para não ter problemas com a assistência (e até foi esta uma das maiores razões que me fizeram optar por esta marca) e afinal funciona igual ou pior que uma marca mais barata...

Para a próxima vou riscar a Sony da minha lista de opções... mas isto sou eu a escrever com a cabeça quente. Vejamos se dias melhores virão...

pefarin
Explorador

Com esta história toda das burocracias da Sony, quem fica mal é o consumidor:

Se me tivessem aceite o computador no revendedor, dentro de 30 dias tinha direito ou ao dinheiro de volta ou a um computador novo, mas segundo o revendedor, a Sony "exige que seja o cliente a contactar a assistência"... às tantas também é incompetência deles, já que ao que parece, tudo funciona mal cá...

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro plfarinha,

Apenas um esclarecimento...o primeiro responsável pela reparação, é o revendedor onde adquiriu o portátil, não sendo correcta a informação de a Sony exigir que seja o cliente a contactar a assistência...

Supostamente, sendo o cliente a contactar a Sony, apenas se traduziria numa "poupança" de tempo...

Cumprimentos