cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Desejem-me boa sorte... VGN-SZ61MN/B

pefarin
Explorador

Desejem-me boa sorte... VGN-SZ61MN/B

Olá a todos e parabéns à organização pelo fórum!

Sendo esta a minha primeira mensagem neste fórum, gostaria de partilhar com os outros utilizadores a minha experiência com o serviço de assistência da Vaio em Portugal:

Ontem, Domingo, enquanto trabalhava no Vaio, reparei que este deixou de responder aos inputs, nomeadamente cliques do rato, teclado, etc. Reiniciei-o e fiquei surpreendido a ver a seguinte mensagem:

SMART Failure predicted on Hard Disk 2: ST91208220AS-(S1)
WARNING: Immediately back-up your data and replace your hard disk drive. A failure may be imminent.
Press F1 to continue.

Obviamente trata-se de uma falha de disco rígido, ao que, através do e-support da Vaio abri um novo caso e descrevi a situação. Como o site está em inglês, escrevi em inglês...

Foi me dado um "Case number", mas ainda assim hoje entrei em contacto com a Vaio Link de Portugal e relatei novamente o problema, dando o case number da e-support.

Segundo eles, a DHL vai passar cá em casa entre hoje e quarta para levantar o portátil. Descreveram-me o procedimento normal: Colocar o portátil na caixa da DHL, sem bateria nem carregador. Até aqui tudo bem, se eu não estiver em casa, a DHL deixa um documento com o número de telefone para onde os devo contactar.

De qualquer das formas, algumas coisas me preocupam:
Tenho o computador a fazer dual-boot com Windows XP e OpenSuSE 11, por motivos profissionais.

- Segundo consta, algumas marcas, que não as vou mencionar aqui, (mas se alguém quiser saber, posso dizer quais são por PM), estão a invalidar a garantia dos portáteis, quando os utilizadores instalam outro sistema que não Microsoft. Tudo bem que as marcas não têm que prestar assistência ao software, mas uma coisa é software, outra é hardware. Será que a Sony adopta a mesma política? Acho absurdo, mas prefiro fazer perguntas estúpidas que depois me dar mal...

- Em relação aos dados pessoais: o computador não arranca, e quando o faz, demora imenso, o que impossibilita-me de fazer backups "decentes". Por isso mesmo, utilizei um Live CD baseado em Linux, para fazer os backups para o meu outro portátil. Mesmo assim, o disco funciona muito lentamente, mas uma vez que não está a funcionar muito bem, compreende-se.

- A Sony diz que não se responsabiliza pelos dados pessoais do utilizador. Compreendo perfeitamente, ainda para mais, neste caso, o disco não está a funcionar bem, e o disco não é da marca Sony (Seagate). A única dúvida que me persiste é que eu tenho muita informação sensível, tal como passwords de acesso ao e-banking, entre outros, enste disco. Deverei apagar as partições do disco ou convém mesmo fazer um "wipe" ao mesmo? Não sei até que ponto a Sony garante a confidencialidade dos dados que tenho no disco...

- Um utilizador escreveu (acho que neste fórum) que o portátil ao vir do estrangeiro veio com riscos. Neste caso, convém tirar fotografias ao portátil antes deste ser expedido, certo?


Se alguém me puder dar umas ideias de como proceder neste caso, agradecia, uma vez que apesar da Sony para mim ser uma das melhores marcas com assistência ao cliente (falo por exemplo, da SCEE: com a PSP foram impecáveis) e a qualidade dos produtos justifica a 100% a diferença do custo para as outras marcas "low-cost". Até agora tive 0% problemas com o Vaio, tirando este, obviamente. O mesmo não posso dizer do "não-Sony" que estou a utilizar agora, que foi cerca de 5 vezes para reparação em 4 anos e o custo fora da garantia justificava quase o custo de um Vaio topo-de-gama da altura... :slight_frown:

Assim que chegar a DHL ou alguém entrar em contacto comigo voltarei a escrever aqui para partilhar a minha experiência.

Obrigado a quem puder contribuir e peço desculpas pelo "testamento" acima, mas procurei ser o mais detalhado possível...

12 RESPOSTAS 12
pefarin
Explorador

Caro plfarinha,

Apenas um esclarecimento...o primeiro responsável pela reparação, é o revendedor onde adquiriu o portátil, não sendo correcta a informação de a Sony exigir que seja o cliente a contactar a assistência...

Supostamente, sendo o cliente a contactar a Sony, apenas se traduziria numa "poupança" de tempo...

Cumprimentos

De facto tem toda a razão, apenas se traduziria numa poupança de tempo, e não é isso que está a acontecer.

Por incompetência do revendedor que não quis receber o portátil e pela própria Sony que está a levar mais tempo que o suposto para substituir um simples disco rígido, quem fica mal é o consumidor, que à partida não tem qualquer protecção a nível de leis de garantia(30 dias máx.)... De qualquer das formas, vou averiguar isso para ter a certeza.

No caso do revendedor ter aceite o portátil para reparação, e esta ter levado mais de 30 dias, limitar-me-ia a solicitar a troca por um novo ou devolução do dinheiro gasto.

Neste caso, ao confiar numa marca que nunca me deixou ficar mal, (e foi esta uma das razões porque optei pela Sony), fiquei mal porque esta serviu-me ainda pior que uma marca "low-cost"... Agora quem é que me apoia nisto? No call-center limitam-se a dizer que "compreendem a minha situação e lamentam o caso". O revendedor lava as mãos a dizer que não tem nada a ver com isso, já que o portátil foi recolhido pela marca. E agora?...

E eu a pensar que só ia dizer bem da assistência da Sony... Grande desilusão, é o que é...

É verdade que não posso exigir mais do que está na lei, mas tenho o direito de estar aborrecido com a situação, e caso o portátil leve mais que 30 dias para chegar às minhas mãos, ligo logo para a Vaio Link e se no 31º dia não estiver cá em casa o meu portátil ou um portátil novo, levo isto para a defesa do consumidor!

profile.country.pt_PT.title
luisarn
Explorador

Caro plfarinha,

Apenas um esclarecimento...o primeiro responsável pela reparação, é o revendedor onde adquiriu o portátil, não sendo correcta a informação de a Sony exigir que seja o cliente a contactar a assistência...

Supostamente, sendo o cliente a contactar a Sony, apenas se traduziria numa "poupança" de tempo...

Cumprimentos

De facto tem toda a razão, apenas se traduziria numa poupança de tempo, e não é isso que está a acontecer.

Por incompetência do revendedor que não quis receber o portátil e pela própria Sony que está a levar mais tempo que o suposto para substituir um simples disco rígido, quem fica mal é o consumidor, que à partida não tem qualquer protecção a nível de leis de garantia(30 dias máx.)... De qualquer das formas, vou averiguar isso para ter a certeza.

No caso do revendedor ter aceite o portátil para reparação, e esta ter levado mais de 30 dias, limitar-me-ia a solicitar a troca por um novo ou devolução do dinheiro gasto.

Neste caso, ao confiar numa marca que nunca me deixou ficar mal, (e foi esta uma das razões porque optei pela Sony), fiquei mal porque esta serviu-me ainda pior que uma marca "low-cost"... Agora quem é que me apoia nisto? No call-center limitam-se a dizer que "compreendem a minha situação e lamentam o caso". O revendedor lava as mãos a dizer que não tem nada a ver com isso, já que o portátil foi recolhido pela marca. E agora?...

E eu a pensar que só ia dizer bem da assistência da Sony... Grande desilusão, é o que é...

É verdade que não posso exigir mais do que está na lei, mas tenho o direito de estar aborrecido com a situação, e caso o portátil leve mais que 30 dias para chegar às minhas mãos, ligo logo para a Vaio Link e se no 31º dia não estiver cá em casa o meu portátil ou um portátil novo, levo isto para a defesa do consumidor!


Segundo a VAIO-Link o teu portátil será enviado em princípio ainda hoje para a DHL.
Experimenta ir ao site da DHL e introduzir o último código de transporte para ver onde é que o portátil anda...

Acho que a situação é compreensível e tens toda a razão em ficares aborrecido (eu ficava tb), mas quando toca a informática às vezes as coisas não correm a 100%. Conheço casos em que o portátil levou 1 mês para ser arranjado e outras vezes 3 dias. Tudo depende do que é para ser arranjado ou se tem as peças em stock ou não. Às vezes para despistar um problema pode levar semanas para experimentar e reproduzir o erro.

Por outro lado não sei se uma marca barata te dava como compensação a extensão da garantia e nota que a extensão da garantia da Sony não é uma coisa barata.

pefarin
Explorador

Segundo a VAIO-Link o teu portátil será enviado em princípio ainda hoje para a DHL.
Experimenta ir ao site da DHL e introduzir o último código de transporte para ver onde é que o portátil anda...

Acho que a situação é compreensível e tens toda a razão em ficares aborrecido (eu ficava tb), mas quando toca a informática às vezes as coisas não correm a 100%. Conheço casos em que o portátil levou 1 mês para ser arranjado e outras vezes 3 dias. Tudo depende do que é para ser arranjado ou se tem as peças em stock ou não. Às vezes para despistar um problema pode levar semanas para experimentar e reproduzir o erro.

Por outro lado não sei se uma marca barata te dava como compensação a extensão da garantia e nota que a extensão da garantia da Sony não é uma coisa barata.


Caro luisarn,

Ontem à noite depois de ter lido o teu post, gritei para os céus: "VOLTA VAIO! ESTÁS PERDOADO!!!". E o Vaio veio! :laughing:
Não, agora a sério:
Tinhas razão. Vieram há pouco entregar-me o computador.

Até agora parece que está tudo bem, aparte da lentidão do sistema operativo, mas disso não reclamo, porque vou colocá-lo à minha maneira.

De acordo com a folha de reparação, o disco realmente foi substituido, e recebi um pedido de desculpas assinado pelo Sr. Koichi Mizuno, que foi muito bem vindo.

Parece que o portátil foi limpo, não sei é se foi por dentro ou por fora ou ambos, mas o ruído da ventoinha mal se nota.

Mal tenha tempo vou colocar aqui as minhas impressões finais sobre a reparação, penso que no fim-de-semana.

No entanto, não posso deixar de lançar uma pergunta para o ar: "Então o disco não ia só chegar dia 1? O que é que fez com que o disco chegasse mais cedo?"
E deixo a resposta ao critério de cada um... (Não que esteja chateado com a antecipação da devolução do portátil, obviamente!)

Agradeço-te imenso por teres contactado a Vaio-Link, luisarn. Não respondi ao teu post ontem porque estava com receio que a previsão da Vaio-Link me deixasse pendurado, e preferi esperar para hoje ou até amanhã para ver o que acontecia. Felizmente isso não aconteceu.

Um abraço!